TRANSFORMANDO UM SAPINHO EM ESPÉCIE CARRO-CHEFE PARA A CONSERVAÇÃO DO CERRADO
Transforming a Tiny Frog into a Flagship Species for the Conservation of the Cerrado
UMA JÓIA DA BIODIVERSIDADE
O Cerrado é a maior savana Neotropical e um dos hotspots de biodiversidade do mundo, sendo um local com um elevado número de espécies de animais e plantas únicas e ameaçadas de extinção. Com uma diversidade rica e geralmente pouco apreciada, o Cerrado abriga 30% da biodiversidade brasileira com uma enorme parcela de espécies únicas – cerca de 50% dos anfíbios do Cerrado são endêmicos ao bioma e dentre elas, está o Allobates goianus, conhecido como Sapo-foguetinho do Cerrado.
Originalmente descrita em Alto Paraíso de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, a espécie é restrita ao estado de Goiás e é conhecida em poucas localidades muito dispersas. A espécie atualmente é listada como Quase Ameaçado (NT) tanto pela lista brasileira de espécies ameaçadas (MMA/ICMBio) quanto pela lista vermelha da IUCN, corroborando ainda mais a prioridade para estudos de longo prazo envolvendo esses animais. São urgentemente necessários estudos para avaliar a distribuição geográfica real das espécies e para recolher informações sobre as tendências populacionais ao longo do tempo. Isto permitirá melhores avaliações sobre o estado de conservação e ameaças imediatas, contribuindo para decisões e propostas eficazes e baseadas em dados para estratégias de conservação.
Assim, nosso projeto tem o objetivo de estudar e monitorar populações de anfíbios em localidades do Cerrado, com foco no endêmico e raro Sapo-foguetinho do Cerrado (Allobates goianus), para transformá-lo em uma nova espécie carro-chefe para a conservação do bioma.
APOIO FINANCEIRO
ANGLO AMERICAN
FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO
FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE