top of page

TRANSFORMANDO UM SAPINHO EM ESPÉCIE CARRO-CHEFE PARA A CONSERVAÇÃO DO CERRADO

Transforming a Tiny Frog into a Flagship Species for the Conservation of the Cerrado

DJI_0313.JPG

Uma joia da biodiversidade

O Cerrado é a maior savana Neotropical e um dos hotspots de biodiversidade do mundo, sendo um local com um elevado número de espécies de animais e plantas únicas e ameaçadas de extinção. Com uma diversidade rica e geralmente pouco apreciada, o Cerrado abriga 30% da biodiversidade brasileira com uma enorme parcela de espécies únicas – cerca de 50% dos anfíbios do Cerrado são endêmcicos ao bioma e dentre elas, está o Allobates goianus, conhecido como Sapo-foguetinho do Cerrado.

SapoFoguetinho_EnvioParalelo-03.png

Originalmente descrita em Alto Paraíso de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, a espécie é restrita ao estado de Goiás e é conhecida em poucas localidades muito dispersas. A espécie atualmente é listada como Quase Ameaçado (NT) tanto pela lista brasileira de espécies ameaçadas (MMA/ICMBio) quanto pela lista vermelha da IUCN, corroborando ainda mais a prioridade para estudos de longo prazo envolvendo esses animais. São urgentemente necessários estudos para avaliar a distribuição geográfica real das espécies e para recolher informações sobre as tendências populacionais ao longo do tempo. Isto permitirá melhores avaliações sobre o estado de conservação e ameaças imediatas, contribuindo para decisões e propostas eficazes e baseadas em dados para estratégias de conservação. 


Assim, nosso projeto tem o objetivo de estudar e monitorar populações de anfíbios em localidades do Cerrado, com foco no endêmico e raro Sapo-foguetinho do Cerrado (Allobates goianus), para transforma-lo em uma nova espécie carro-chefe para a conservação do bioma.

Caxiuana_DOTSGO01_2135_December 11, 2022.jpg
Caxiuana_DOTSGO01_2150_December 11, 2022.jpg

APOIO FINANCEIRO

ANGLO AMERICAN

FUNDAÇÃO GRUPO BOTICÁRIO

FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE

bottom of page